O intercâmbio é uma experiência incrível e enriquecedora. Viver em um país desconhecido, com suas próprias regras e cultura, pode transformar os conceitos de uma pessoa e mudar sua visão de vida. E o melhor de tudo é que não existe idade limite para realizar esse sonho. Cada pessoa tem seu tempo e seu momento, por isso é essencial fazer um planejamento com quem tem experiência nesse tipo de projeto.
Pensando nisso, apresentamos 4 coisas que só quem faz um intercâmbio pode aprender. Inspire-se e faça parte dessa experiência também:
01. Conviver com diferenças com facilidade
É uma coisa discordar de certas opiniões em seu próprio país, mas é completamente diferente estar em um lugar onde o senso comum é totalmente distinto do seu e ter que se adaptar a essa situação. Um intercambista é obrigado a lidar com culturas e pessoas que foram educadas de maneira totalmente diferente, e assim aprende na prática a ser mais tolerante. Ele absorve comportamentos diferentes ao seu de forma mais fácil e também traz sua própria experiência como um contraponto valioso.
02. Fazer amigos em qualquer lugar
Por mais que você domine o idioma de um local, morar em outro país pode pode ser bastante assustador para quem encara essa experiência pela primeira vez. Uma arma poderosa para conquistar as pessoas torna-se, então, a simpatia, pois quem faz amigos com mais facilidade consegue se sentir mais à vontade, e ter o domínio da língua pode ser mesmo assim um aliado.
Depoimento na nossa Intercambista Bruna na Irlanda
Canal no YouTube OK Intercâmbio
03. Lidar com uma família diferente da sua
Quem faz intercâmbio geralmente mora na casa de alguma família, ou divide uma residência estudantil com outro estudantes de culturas diferente da sua. Essa convivência é bastante positiva porque acaba fazendo com que o estudante perceba como os valores educativos mudam de acordo com a cultura local e com a personalidade de cada um.
04. Solucionar problemas por conta própria
Um intercambista não tem para onde correr: se algo der errado, ele mesmo é quem vai ter que encontrar uma solução para o problema, mesmo que ele tenha todo o suporte da agência, mas a sua tomada de decisão vai exigir autonomia. Você pode até ser independente no Brasil, mas imagine fazer isso num país desconhecido, pode ser assustador, certo? Mas, não tema: essa será uma experiência que com certeza fará você uma pessoa diferente. Está em situações que precisam tomadas de decisões em ambientes diversos você cria diversas habilidades que você levara para o resto da vida. Muitas vezes você precisa resolver a questão posta como desafio e isso você busca explorar ao máximo suas habilidades na língua local.
Conheça os diferentes tipos de certificações na língua inglesa
Portanto, viver uma experiência em um país diferente do seu é uma oportunidade única de crescimento pessoal, é investir e uma liberdade para vida, um aprendizado que ninguém vai tirar de você, logo você entenderá que o Intercâmbio é muito além do que aprender ou aperfeiçoar uma nova língua, é uma experiência única.
E você pretende viver uma experiência de Intercâmbio no exterior e não sabe por onde começar? então clica aqui e conte com a gente sobre como começar todo esse planejamento.
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook | YouTube | Instagram