Quando um viajante desembarca em um país diferente de sua terra natal, tudo é novidade, certo? Ainda mais se o destino escolhido for um território ainda desconhecido. Os lugares, o idioma, o ar, as paisagens, as pessoas, entre outros aspectos – tudo ainda está para ser descoberto durante a viagem.
Em especial está a cultura local: é preciso muito cuidado quando você estiver em um território estrangeiro, pois o famoso choque cultural ocorre. Sim, ele pode render experiências positivas e novas perspectivas diante do mundo. No entanto, os hábitos trazidos do seu lugar de origem podem ser conflitantes num novo ambiente, devido à história e estrutura daquela sociedade. Confira abaixo 7 ações que todo brasileiro deve evitar no exterior:
#1 O sinal de “paz e amor” na Inglaterra é ofensivo
Sabe aquele famoso sinal de “paz e amor”✌, bem hippie e good vibes que os brasileiros adoram fazer, especialmente quando posam para fotos? Pois então, na Inglaterra e Austrália, este sinal em forma de “V” não significa paz e tampouco amor. Na verdade, por lá, isso é equivalente a levantar o dedo do meio. Bem ofensivo, não?
#2 Cuidado ao falar em inglês na França
A gente explica por quê: não é um grande problema se comunicar em inglês, caso você tenha dificuldade com o idioma oficial, que é o francês. Porém, antes de abordar algum nativo, identifique-se como um brasileiro e pergunte se a pessoa em questão fala a língua inglesa. Os franceses são bem nacionalistas, muito orgulhosos do seu idioma e há certa rixa entre eles e os ingleses.
#3 Não atravesse uma via enquanto o semáforo estiver vermelho para pedestres na Alemanha
O que o brasileiro faz quando o semáforo está vermelho para pedestre, mas não tem um carro sequer na via? Ele atravessa, afinal não há risco algum de atropelamento. Pois bem, na Alemanha, isso é uma tremenda falta de educação.
Os alemães esperam o semáforo de pedestre ficar verde para, aí sim, atravessarem a rua. Se você fizer isso com o sinal fechado, mesmo a via estando livre, corre o risco de ser vaiado. É melhor não se expor assim e aguardar o sinal de pedestres abrir, viu?
Veja também: Conheça os diferentes tipos de certificações na língua inglesa
#4 Não se preocupe com sapatos na Nova Zelândia
Não é vergonha alguma para o neozelandês caminhar descalço em lugares públicos do país. Você pode encontrar um nativo sem sapatos nos shoppings, em supermercados, restaurantes, no aeroporto… Enfim, em qualquer lugar. Isso não é um problema, é apenas a expressão do estilo de vida mais leve e despojado que os kiwis vivenciam. Experimente e se liberte dos paradigmas brasileiros.
#5 Certifique-se de que está com trajes adequados quando visitar as igrejas da Itália
A vestimenta é uma questão importante para frequentar ou visitar igrejas no Brasil. Apesar de não ser de bom tom usar roupas com muitas partes do corpo à mostra nesses ambientes por aqui, o visitante ainda consegue adentrá-los. Já na Itália, você será impedido de entrar nas igrejas caso esteja de bermuda, shorts, roupas muito curtas, decotadas, com os ombros de fora, e mesmo usando chapéu ou boné. O ideal é ficar atento, respeitar a cultura local e conhecer tranquilamente algumas das igrejas mais fascinantes e históricas do mundo.
#6 Você será considerado um cliente ruim se não der gorjeta para os garçons nos EUA
Gorjeta é levada a sério nos bares e restaurantes dos Estados Unidos. Muitos profissionais garantem o seu sustento mais com o valor que recebem de gorjetas do que com o salário em si. Então, leve sempre um dinheirinho extra quando for consumir naqueles estabelecimentos. Esse costume é quase uma lei. Dar em torno de 15% de gorjeta para o garçom é um valor aceitável e também uma forma de reconhecer a qualidade do seu atendimento.
#7 Abrir a porta para a visita durante a despedida é uma ação rude no Japão
Os brasileiros têm o hábito de abrir a porta para a visita na hora da despedida, com a superstição de que esse gesto simboliza, para o visitante, que ele é bem-vindo novamente a essa residência. Porém, para os japoneses, ocorre o efeito contrário e essa atitude não é vista como nobre, e sim grosseira. Ao fazer isso, eles entendem que você está apressando a visita para ir embora, expulsando-a sutilmente.
Vem e embarca com a OK Intercâmbio!
Nossa equipe está sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas, fale com a gente.