A Irlanda é um país incrível, e nos últimos anos ele se consolidou como um dos principais destinos do mundo para quem sonha em fazer intercâmbio com permissão de trabalho. Essa facilidade é um ponto positivo para aqueles que precisam se manter no país enquanto estuda, e até mesmo juntar dinheiro extra para viajar pelo velho continente.
Embora o visto seja aplicado apenas quando o intercambista chega no país, é preciso respeitar algumas regrinhas na hora de passar pela imigração irlandesa. E para você que já está de malas prontas para embarcar nessa experiência, é muito importante estar ciente dos requisitos necessários para entrar no país como estudante.
Para garantir que sua viagem seja tranquila e sem surpresas, preparamos uma lista de documentos que você precisa levar e apresentar ao agente de imigração quando desembarcar na Ilha Esmeralda. Fique atento e confira Checklist para entrar na Irlanda como estudante
1º – Passagem Aérea ida e volta
É importante garantir que você tenha a passagem de ida e volta para a Irlanda, pois ela será necessária para entrar no país. A data do retorno não precisa corresponder ao tempo do seu curso, mas o agente de imigração vai exigir um bilhete de volta ao país de origem.
2º – Passaporte com validade
Isso pode ser uma informação óbvia, mas acredite, muitas pessoas desatentas acabam embarcando com um passaporte prestes a vencer e isso pode colocar risco a sua entrada no país. Então você precisará de um passaporte válido com pelo menos 6 meses de validade após a data prevista para sua volta.
3º – Carta da escola
A carta da escola é o documento que comprova a matrícula para estudo: será necessário apresentar o documento para o agente de fronteira que vai verificar todas as informações referente ao seu curso. Não se surpreenda se o agente ligar para escola para comprovar algumas informações, pois esse é um procedimento normal, embora nem todos façam essa checagem.
Confira também: 5 razões para escolher a Irlanda como destino
4º – Carta de acomodação
Normalmente, as duas primeiras semanas de acomodação são adquiridas junto ao programa de intercâmbio, logo você receberá uma carta oficial comprovando todas as informações de onde você vai se hospedar. Alguns estudantes que escolhem não contratar esse serviço por já ter algum amigo na cidade, tem a opção de apresentar uma carta convite do anfitrião. Mas atenção; a pessoa que vai lhe receber precisa está residindo em situação regular no na Irlanda.
5º – Seguro Governamental Obrigatório
O seguro governamental obrigatório é uma apólice de seguro que dá aos estudantes internacionais o direito de receber atendimento médico emergencial na rede pública de saúde da Irlanda. Mas é importante frisar que o sistema de saúde do país é pago, e logo para você vai precisar pagar para uma consulta no clínico geral, por exemplo. Muitos intercambistas fazem a contratação de um seguro de viagem privado que oferece uma cobertura de atendimento mais completa. Porém essa segunda opção fica a critério do viajante.
6º – Comprovação financeiro
Para você obter um visto de estudo de 8 meses no país é necessário comprovar recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante sua estadia na Irlanda. Atualmente o valor exigido pelo governo irlandês é de 3000€, mas a partir de julho de 2023, essa quantia será de 4.200€.
A comprovação precisa ser apresentada tanto na imigração, ao entrar no país, como também no posto de imigração quando o intercambista for aplicar para o visto. As formas de comprovação financeira mais comum são via extrato bancário que também é aceito da sua conta do Brasil.
Não esqueça de imprimir todos os documentos e boa viagem!
Lembre-se, é importante verificar as regras atuais junto às autoridades irlandesas, pois podem sofrer alterações.
E você gostou desse conteúdo? Compartilha com seu amigo que vai embarcar para Intercâmbio na Irlanda.
Confira também as nossas promoções em destaque aqui. Para saber mais informações ou falar com os nossos especialistas online para todo o Brasil.
Imagem reprodução
Veja todas as nossas dicas no Canal da OK Intercâmbio no YouTube