Se você é do tipo de turista apaixonado por monumentos históricos, se traça seus roteiros pensando em museus, galerias e outros locais com forte viés histórico e cultural, a Europa é um local perfeito para o seu intercâmbio ou viagem.

É no velho continente (que não é chamado assim a toa) que você vai encontrar peças que se configuram como verdadeiros marcos para a história das artes e da humanidade. No post de hoje vamos compartilhar 6 museus incríveis na Europa que você não pode deixar de conhecer.

Museu do Louvre, França

Não dá pra falar em museu e não lembrar do Louvre. Estamos falando do maior e mais visitado museu do mundo! É praticamente impossível desbravar todo o Louvre em apenas uma visita. Com 225 anos, o Museu conta com aproximadamente 38.000 objetos, da pré-história ao século XXI, que são exibidos em uma área de 72.735 metros!

No Louvre é possível encontrar de tudo! Na coleção de antiguidades egípcias e do Oriente Médio têm esfinges, sarcófagos, múmias, amuletos, vestuário, joalheria, instrumentos musicais, jogos, armas e até o Código de Hamurabi. Na coleção de arte grega encontra-se estátuas como a Dama de Auxerre, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo.

Ainda nas artes plásticas, o Louvre conta com obras de grandes nomes da pintura, como Rebrant, Rafael Sanzio, Michelangelo, Eugène Delacroix e, claro, a enigmática Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Museu Britânico, Inglaterra

Com 266 anos de existência, o British Museum, localizado em Londres, é o primeiro grande museu público, gratuito e nacional do mundo e o terceiro mais visitado do planeta. Em suas dependência encontram-se peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin. O acervo do Museu conta com mais de 7 milhões de peças, algumas das quais ficam guardadas em porões por falta de espaço para exposição. 

Uma das principais atrações do museu é sua majestosa Sala de Leitura, local que foi usado figuras notáveis da ciência, política e arte, como Karl Marx, Oscar Wilde, Friedrich Hayek, Mahatma Gandhi, George Orwell, Mark Twain, Vladimir Lenin, Virginia Woolf, Arthur Rimbaud e Sir Arthur Conan Doyle.

Museu do Prado, Espanha

Inaugurado em 1819, o Museu do Prado (Museo del Prado) é o mais conhecido da Espanha e um principais museus de arte do mundo. O edifício foi projetado pelo arquiteto Juan de Villanueva, por ordem de Carlos III.

O Prado conta com uma valiosa coleção de 8600 quadros e mais de 700 esculturas, principalmente dos séculos XVI a XIX. Entre seus quadros, conta com obras-primas de pintores como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch e Goya.

Interessante saber que o museu apenas expõe uma parte dos seus fundos inesgotáveis,  enquanto a maior parte fica reservada. Dessa maneira, existe uma rotação grande de obras imperdíveis e diversas exposições temporárias muito interessantes.Você precisará de pelo menos uma manhã para visitar as principais salas e ver as obras mais significativas, mas vale muito apena!

Museu Etnológico, Alemanha

O Museu Etnológico de Berlim é um dos maiores museus etnológicos do Mundo. Ele conta com um enorme acervo de cerca de 500 mil itens, entre objetos, fotografias e documentos de caráter etnológico e etnográfico de várias regiões, adquiridos principalmente dos alemães viagens de exploração e colonização do final do século XIX e início do século XX. 

O principal objetivo do museu é despertar o interesse pela interação com outras culturas e o diálogo intercultural para promover uma compreensão global que vai muito além do ponto de vista eurocêntrico. Sem dúvidas um passeio enriquecedor!

Confira também: 9 Filmes para você viajar sem sair de casa

Galleria degli Uffizi, Itália

A Galeria dos Uffizi é um palácio situado em Florença, na Itália e conta com umas das coleções de pintura mais ricas e famosas do mundo. A construção do edifício começou em 1560 por ordem de Cosme I de Médici para que fosse o substituto do Palácio Vecchio como residência. As obras terminaram em 1581 e o edifício começou a abrigar as inumeráveis obras de arte que a família Médici havia reunido durante décadas. 

Desde então, o acervo da Galleria degli Uffizi, continuou a expandir. As salas de pintura estão organizadas cronologicamente e graças à estrutura do museu é muito simples visitá-las sem se perder. A parte mais famosa é a referente ao renascimento italiano, com obras artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael ou Tiziano.

Museu da Acrópole, Grécia

O Museu da Acrópole é um museu arqueológico localizado na cidade de Atenas, na Grécia. O museu conta com uma ampla coleção de peças pertencentes aos diferentes monumentos  e a própria Acrópole. Através das diferentes exposições é possível ver algumas mostras dos restos da cidade antiga situados sob um chão de vidro, diversas esculturas e peças clássicas que pertenceram à Acrópole, assim como diversos fragmentos de alguns edifícios como o Propileus, o Templo de Atena Niké e o Erecteion.

Confira também o nosso site com dicas e programas de intercâmbio para diversos destinos pelo mundo. Clica aqui e confira.