A grande maioria das pessoas que sonham em fazer um intercâmbio, não só na Irlanda, como em qualquer outro país, se depara com diversas dúvidas, o que é natural, afinal são questionamentos sobre o desconhecido: a viagem internacional. As perguntas mais frequentes são relacionadas à adaptação, à aceitação do nativo ao estrangeiro, à qualidade de vida, aos estudos e em como se manter e se vou conseguir um emprego noutro lugar tão diferente e distante do país natal. Por isso, a fim de esclarecer as dúvidas de vocês, preparamos esse conteúdo que conta os mitos e verdades sobre o intercâmbio na Irlanda. Confira! 

É preciso ser jovem para fazer um intercâmbio?

Mito: Não são somente jovens que realizam um intercâmbio no exterior, muito pelo contrário, há uma variedade de idades. Existem sim, programas que determinam faixas etárias como, por exemplo, os que são voltados para o high school – período escolar, entre o ensino fundamental e o médio.

No entanto, há diversos tipos de intercâmbio, que abrangem todo tipo de estudante: aquele que deseja aprender um idioma, se especializar no ensino superior, engajar no mercado de trabalho, trabalhar voluntariamente e etc. Você precisa apenas pesquisar e ver qual dessas opções se encaixa em seu perfil.

Hoje a Irlanda se tornou um dos destinos que atrai também pessoas mais que pensavam que já estavam velhas para realizar esse sonho, nós mesmo, já realizamos esse desejo de pessoas que tinha essa barreira e hoje nos enche de orgulho em terem feitos essa aposta e trilhado um caminho diferente na Ilha Esmeralda. Por ser um destino de estudo com permissão de trabalho, existe uma  diversidade na idade dos intercambistas. 

Não é possível fazer um intercâmbio com pouco dinheiro

 Mito: Olha, há contratempos como o período de crises financeiras, oscilações do dólar, greves e tudo mais, no Brasil, porém, esse não é um sonho impossível de ser realizado. Demos, aqui, várias dicas de economia para o intercâmbio sair e dicas de como realizar um intercâmbio barato. Hoje, nós percebemos que existe mais falta de informação do que condição, existe a falta de um planejamento sólido com uma especialista no assunto, também é preciso dizer que prioridades também faz a diferença quando se pensa e sonha na experiência internacional.

Para ser mais claro, por exemplo, hoje muita gente consegui investir em uma telefone como Iphone, que se você colocar na ponta da caneta, esse objetivo custa o mesmo que um intercâmbio de curta duração. E ainda, você pode parcelar o intercâmbio, dependendo do destino em até 14 vezes. Por tanto, é possível, sim. planejamento elimina esse mito.

Checklist para entrar na Irlanda como estudante

Para quem busca por estudos específicos, há muitas bolsas, anualmente, para high school, para universidades renomadas, para cursos de idiomas, entre outros. Ainda dá para se engajar no mercado de trabalho internacional e construir uma importante rede de colegas profissionais  – o famoso network.

A Irlanda também se destaca por oferecer programas de estudos com custos mais em conta e de duração variada, o que facilita a vida tanto dos intercambistas que se planejam para passar oito meses estudando, e ainda com visto que permite trabalhar para se manter no país. Também existem programas que dispõem, por exemplo, de apenas um mês de férias.

Nem tudo são flores lá fora

Verdade: Nem tudo é um mar de rosas no exterior, primeiro, é preciso ter coragem, pois é se virando sozinho que se aprende a ter muitas experiências para vida e maturidade. Ao chegar em um país tão diferente daquele que nasceu e viveu, é preciso entender como o lugar funciona e sua estrutura, para se adaptar aos hábitos dos nativos daquela região.

Além disso, há um adversário que não tem como lutar contra ele, mas aprender a conviver: a saudade. Ela estará sempre ali e em alguns momentos ela pode apertar, como no Natal, no Ano Novo, entre outras datas específicas.

Tem o idioma, que também é um desafio, pois por mais que você saiba falar, na prática é bem diferente, né? Mas, saiba que quando você consegue falar e, melhor ainda, entender sem dificuldades o que estão te dizendo – e se fazer entender – ah, o gostinho dessa vitória será maravilhoso! O saldo é positivo, sempre.

Não serei bem tratado por ser brasileiro

Mito: Sabemos que há casos de xenofobia no mundo, no entanto, no que diz a Irlanda, os Irishs, geralmente, são muito receptivos e isso é reconhecido entre a maioria que tem uma experiência no país. Tem outra questão, em Dublin, por exemplo, há muitos brasileiros, logo, ali, você não irá se sentir um peixe fora d’água. Maaaas, se a sua vontade é justamente essa, para imergir de cabeça no dia a dia dos irlandeses, outras cidades além de Dublin também te proporcionarão essa vivência. De todo modo, os irlandeses são um povo muito bacana hein.

A gente percebeu ao longo do tempo, que a comunidade brasileira na Irlanda é de certa forma muita unida, sempre você pode ter uma boa amizade dentro mesmo da comunidade de brasileiros. Outro fator também importante dizer, na Irlanda nós, brasileiros somos muito bem vindo no mercado de trabalho, sempre nas oportunidades de trabalho para estudantes, como também na grande multinacionais no país. Pois existe uma cultura muito positiva a nossa favor, o brasileiro tem fama de pessoas dedicadas e trabalhadoras.  

É possível viajar para outros países durante o intercâmbio

Verdade: É possível conhecer outras cidades, estados, países durante o intercâmbio. Tem programas, inclusive, que proporcionam isso, faz parte daquela vivência. Mas, viajar por conta própria também é viável e isso pode ser feito durante as folgas das aulas e trabalho. A Irlanda está ali, pertinho de outros países europeus, portanto, faça um mochilão, uma viagem com preços mais em conta. Dá sim pra conhecer muita cultura por aí.

Muito Importante você considerar também, que uma das maiores companhias aéreas llow cost da Europa, a Ryanair, que é irlandesa, tem em média mais de 80 voos diários saindo de Dublin para as principais cidades europeias. Então, para quem ama viajar e fazer aquele bate-volta nas folgas, a Irlanda é um destino ideal para você. Existe ainda diversas ofertas de voos para EUA, Ásia, entro outros destinos com preços bem justo. 

Na Irlanda só faz frio

Verdade: Para os padrões brasileiros – exceto a Região Sul (heheheh) – a Irlanda tem um clima muito mais ameno do que no Brasil. O país é mais frio até do que alguns do continente europeu também. Lá quase não tem sol e chove bastante. Esta é outra perspectiva para você que vê sol sempre e não pode usar aquelas blusinhas bacanas de frio no Brasil – ainda mais você que é do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, dos estados do Norte e Nordeste. Está aí uma oportunidade.

A temperatura mais alta, na Irlanda, é de 23°C e durante o verão, que acontece de maio a julho. Nos outros meses do ano, a temperatura média é de 10°C. Por lá há até a chance de conhecer neve, mas isso não é tão corriqueiro, porque não neva tanto assim na Irlanda não. Mas dependendo do ano, sempre tem uma neve em algumas cidades do interior.  Mas  é importante dizer ainda, na Irlanda todas as casas são preparadas para as temperaturas locais, o sistema de aquecimento são bons e certamente você não irá passar frio. 

Ficou animado para fazer um intercâmbio, na Irlanda?
Nossa equipe está sempre pronta para tirar todas suas dúvidas, fale com a gente.