Essa é pra você que já está em Dublin ou deseja desembarcar e se jogar na cultura Irish e tudo o mais que a região tem para oferecer. Que tal planejar um roteiro para além dos limites da capital? A Irlanda é um destino incrível – não é a toa que ela é chamada de Ilha da Esmeralda – e aí, pensando nisso, listamos os 5 destinos para um bate e volta saindo de Dublin. Vem com a gente!
1 – Wicklow
Wicklow é um condado ao leste da Irlanda, a cerca de 50 km de Dublin. O lugar é conhecido também como o “Jardim da Irlanda”. A região é convidativa para excelentes caminhadas, são praias, cachoeiras, sítios, lagos, incluindo um apelidado de Lago Guiness por lembrar a cerveja escura, entre outros atrativos para conhecer.
Bray é o centro urbano mais importante do lugar e possui um vilarejo bem charmoso. Por lá também é possível visitar a montanha Bray Head. Mas, Glendalough é o que atrai a maioria dos visitantes, por abrigar um dos mais importantes sítios monásticos do país. O local é considerado um dos destinos mais bonitos da Irlanda.
2 – Galway
Galway é a capital do condado de Galway e está a 200 km de Dublin. Com jeitão de cidade interiorana, tem uma população bem democrática, com muitos jovens e idosos interagindo. O local tem ligação forte com o teatro, o cinema, a música e, por isso, é considerado a capital da cultura. Aliás, a cidade sedia o festival de artes Galway Arts Festival, que acontece anualmente, fique de olho no site oficial do evento.
Há muitos atrativos em Galway, como o Spanish Arch, que é um lugar histórico, construído em 1584 e faz parte das antigas muralhas da cidade.
O local tornou-se um ponto de encontro entre os jovens intercambistas. O Cliffs of Moher são penhascos localizados entre Galway e Clare, e eles estão entre as sete belezas naturais do mundo. Também recomendamos Aran Island para uma visita, um arquipélago de três ilhas localizadas na Galway Bay e é, também, um ótimo local para apreciar a natureza local.
Você também pode gostar: Intercâmbio na Europa: os segredos das Ilhas de Malta
3 – Kilkenny
Kilkenny fica situada no condado de mesmo nome e fica a 130 km de Dublin. O lugar, que tem uma herança medieval predominante, é conhecido pelos seus famosos monumentos históricos e por ser considerada a capital rural dos festivais na Irlanda, entre eles: Kilkenny Cat Laughs Comedy, Kilkenny Arts Festival, Kilkenomics Festival, Kilkenny Fashion Week e Savour Kilkenny Food Festival.
O Kilkenny Castle é o cartão postal da cidade, a construção do século 12 pertenceu à família Butler por mais de 600 anos, os edifícios ocuparam o cargo de Escritório de Obras Públicas desde 1969 e foram realizados diversos programas importantes de escavações arqueológicas, conservação e restauração. O espaço está aberto para visitações e conta com uma galeria de artes, biblioteca, ala chinesa e o salão principal.
4 – Howth
Howth é uma vila situada no Condado de Fingal, a 14 km de Dublin. O local é bem grande para um vilarejo e possui uma infraestrutura bem bacana. É um lugar marítimo, antigamente a região era uma aldeia de pescadores. Por lá é possível fazer caminhadas, conhecer parques, um castelo, o porto da cidade, entre outros pontos turísticos.
Vale frisar que um turismo gastronômico não pode ser descartado, são diversos restaurantes especializados em frutos do mar. Outro ponto interessante, para quem curte uma adrenalina, é que o vilarejo possui imensos rochedos em sua costa, os famosos cliffs e oferece quatro trilhas, cada uma com uma distância e nível de dificuldade.
A Cliff Path Loop possui seis quilômetros e duas horas de duração; a Tramline Loop tem sete quilômetros e duas horas de duração; a Black Linn Loop, oito quilômetros e cerca de duas horas e meia de duração; e a mais longa e difícil de todas, a Bog Of Frogs Loop, com 12 quilômetros, ela contorna toda a cidade e tem cerca de quatro horas de duração.
5 – Cork
Cork pertence ao condado homônimo e fica a 260 km de Dublin, cercado de montanhas e rios, o lugar é perfeito para quem tem o espírito mais aventureiro, já que é possível fazer trilhas, montanhismos e passeios aquáticos. Os pontos turísticos da cidade são próximos um dos outros, o que facilita a vida do viajante.
Não deixe de conhecer os castelos situados nas redondezas da cidade, como o Blarney Castle, um forte medieval construído há mais de 600 anos. Ele carrega uma lenda muito famosa, a lenda de “Blarney Stone”. Segundo a história, quem beijar uma das pedras do castelo irá adquirir o poder da fala. O outro é o Blackrock Castle, uma fortificação do século 16, que atualmente funciona como centro de pesquisa científica.
Que fazer seu intercâmbio na Irlanda, mas não sabe por onde começar?
Nossa equipe está sempre online e pronta para tirar todas suas dúvidas, fale conosco.
Imagenes reprodução