Entenda os motivos para a Irlanda ser a queridinha dos brasileiros

Quantos de seus amigos fizeram um intercâmbio e o destino escolhido foi a Irlanda? E você, que pensa em estudar fora do Brasil, a Ilha da Esmeralda está entre as suas opções? Pois então, muitos brasileiros pensam, principalmente para a sua primeira viagem internacional, no país europeu como uma opção para essa experiência. Algumas facilidades e o fato de o lugar abrigar vários compatriotas pesam muito para esta decisão. Além desses, há outros muitos motivos que ajudam na escolha, dá só uma olhada.

Segurança

Não tem como não abordar neste primeiro tópico a segurança irlandesa. Ainda que os nativos não achem o país o exemplo neste quesito, para os brasileiros que desembarcam na região, isto é sentido de maneira diferente. Muitos dos intercambistas enfrentam uma crise nesta área, em especial os que são das grandes cidades brasileiras, logo, é um choque – positivo – se deparar com a tranquilidade que é a rotina na Irlanda.

Aprender inglês por um custo acessível

Olha só, o idioma oficial na Irlanda é o inglês e a vida por lá é muito mais em conta do que os destinos mais famosos da Europa, incluindo a Inglaterra. Ou seja, é um prato cheio para quem quer fazer um intercâmbio para aprender a língua inglesa. Ah sim, o estudante terá um desafio na Irlanda: entender o idioma com o sotaque irish. Mas, todos os brasileiros que passaram pela experiência afirmaram que agora eles conseguem falar inglês em qualquer lugar e com qualquer pessoa.

Instituições de ensino excelentes

Muitos brasileiros escolhem Dublin, a capital irlandesa, para viver a experiência do intercâmbio. A cidade está entre as 50 melhores para estudantes, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds e abriga a melhor universidade do país, a Trinity College Dublin. Sem contar nos cursos de idioma, que são excelentes e estão por diversos pontos do país.

A um passo de outros países europeus

 Estar na Irlanda é viver de forma acessível e poder, com isso, viajar para diversos destinos europeus, já que o país está neste mesmo continente. Além disso, há diversas opções de viagens, de carro, de trem, de avião – há companhias de baixo custo com viagens incrivelmente econômicas (low cost).

Hospitalidade

 A Irlanda por tudo isso e mais um pouco abriga muitos estudantes internacionais, além dos brasileiros, logo, a cultura da população local é receber bem os intercambistas. Há tolerância e respeito, logo, o índice de racismo, xenofobia e outros preconceitos são bem baixos.

Cultura celta é legal

A Irlanda tem uma paisagem linda, penhascos, lagos, florestas, jardins e etc. A cultura base da Irlanda é celta e por isso facilmente você encontra muitos castelos no país, sendo alguns deles com opções para inclusive passar uma noite e dormir em um dos aposentos. Entre os mais visitados estão o Kilkenny Castle, Trim Castle e Dublin Castle. Brasileiro não está acostumado com isso e por isso é imperdível!

Mitos e verdades sobre o intercâmbio na Irlanda

Pubs

A Irlanda é famosa pelos seus pubs, eles são tradicionais e muitos são bem antigos. Quer se integrar e expandir sua vida social no país? Você precisa conhecer esses lugares. O mais famoso é claro, o Temple Bar, que funciona desde 1840 e abre diariamente. Ele fica em uma zona boêmia de Dublin e oferece aproximadamente 500 rótulos de uísque e cerveja Guiness.

Saint Patrick’s Day

Essa é uma das maiores festividades do país! O  St. Patrick’s Day está para os irlandeses, o que o carnaval está para os brasileiros. Durante a comemoração, tem desfile, decoração e tudo fica mais verde, incluindo a cerveja. O festejo comemorado oficialmente desde 1903, que era somente religioso, ganhou outro formato com a permissão da abertura de pubs durante o feriado.

Trabalhar e estudar legalmente

A Irlanda facilita a conciliação de trabalho e estudo para quem está realizando um intercâmbio no país, sendo um dos destinos menos burocráticos quando se trata de visto. A maioria dos estudantes solicitam o STAMP 2, que dá permissão para a realização destas duas funções.

O trabalho pode ser feito em meio período, durante as aulas, e em tempo integral, nas férias, que deverão estar nos meses de maio, junho, julho, agosto e entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro. No país há oportunidades para diversas áreas, no entanto, para quem tem o STAMP2 costuma pegar tarefas mais braçais.  O salário mínimo na Irlanda é de 11,30 euros a hora.

*O tão sonhado visto de trabalho, o STAMP 1, costuma ser concedido para profissionais de diversas áreas. Há muitas oportunidades no país. Na área tecnológica, principalmente por abrigar multinacionais como a Google, Facebook, Instagram, Amazon, entre outras. Nesses casos, a remuneração aumenta consideravelmente. É preciso, sobretudo, ter experiência profissional para conseguir uma vaga.

Ficou animado para fazer um intercâmbio, na Irlanda? Nossa equipe está sempre pronta para tirar todas suas dúvidas, fale com a gente.