Quem disse que não há Carnaval na Europa? Na verdade, para quem não sabe, a celebração tem origem no velho continente. A festa, durante a antiguidade, celebrava a boa colheita e o retorno da primavera.
Na Grécia, durante o evento, eram homenageados Dionísio, o deus do vinho e da loucura, e Momo, deus da zombaria. Em Roma, eram venerados deuses como Júpiter, Saturno e Baco.
Então, você, intercambista e viajante temos uma boa notícia: é possível viajar e curtir o Carnaval ao mesmo tempo, fora do país. Confira:
Veneza, Itália
O Carnaval veneziano é um dos mais conhecidos de toda a Europa e surgiu a partir de uma tradição do século XVI, em que a nobreza se disfarçava com máscaras para se misturar ao povo (por isso o uso de máscaras em bailes é tradicional até os dias atuais).
Pela cidade há várias programações, como os desfiles de máscara. Nas beiradas dos canais que cortam Veneza ficam concentrados vários foliões vestidos com trajes luxuosos do século XVI. Já em lugares fechados são realizados os famosos bailes de Carnaval.
Sitges, Espanha
Sitges é uma pequena cidade ao lado de Barcelona e o Carnaval por lá é bem animado, democrático e conhecido por realizar festas LGBTs. A folia ocorre ao ar livre e começa com a chegada do rei do Carnaval, anfitrião da festa. A partir daí, diversos desfiles noturnos são realizados e se estendem até a quarta-feira de cinzas.
Nice, França
O Carnaval em Nice também entra na lista dos mais conhecidos do mundo. São 15 dias de festividades pela a cidade, dentre 10 a 26 de fevereiro de 2023.
Um verdadeiro show de luzes é realizado durante o evento, com direito a desfile de fantasias e de bonecos gigantes, que são elaborados de acordo com a pauta do momento.
O Carnaval em Nice é temático, anualmente o tema chave do Carnaval é modificado. A partir do tema escolhido, os artistas locais criam 18 carros alegóricos e os tradicionais bonecos em papel machê para o colorido desfile. Os temas para o evento já foram vários, como o Rei das Artes, o Rei do Cinema, o Rei do Riso, o Rei dos Loucos, o Rei do Circo, o Rei da Energia e muitos outros.
Rijeka, Croácia
Sim, na Croácia tem Carnaval e Rijeka é o centro das celebrações. Na pequena cidade croata, a festa acontece entre os meses de janeiro e fevereiro, assim como nas demais cidades de outros países europeus. Durante a folia, são realizados desfiles com carros alegóricos e bailes a fantasia, muitas delas inspiradas nos antigos camponeses.
O Carnaval de Rijeka mistura um pouco da festa realizada em Veneza com a mitologia eslava. Logo, a celebração tem a finalidade, também, de espantar espíritos ruins e comemorar a chegada da primavera.
Santa Cruz de Tenerife, Espanha
A folia da cidade espanhola carrega o título de o segundo maior Carnaval do mundo, ficando atrás, apenas, do Rio de Janeiro. Este ano, a festa começa no dia 20 de janeiro e acontecerá até o dia 26 de fevereiro.
Animadíssima, a cidade é decorada especialmente para a celebração e conta até com agenda de programações. Ela é divida em Carnaval oficial e Carnaval de rua. Na festa oficial, grupos carnavalescos, trupes, grupos de figurinos, músicos de rua e grupos musicais fazem diversas apresentações. Já na festa de rua, milhares de pessoas saem para se divertir por Santa Cruz de Tenerife, comandando a comemoração.
O lugar também é conhecido por promover a coração da rainha do Carnaval e pelo famoso desfile de fantasias, que chegam a atingir cinco metros de altura e pesar 80 quilos. As festas acontecem ao som de muita música caribenha e também com o nosso samba brasileiro.
E você gostaria de passar o carnaval em algum lugar do mundo? está planejamento em viver essa experiência internacional? Nossa equipe está sempre pronta para tirar todas suas dúvidas,👉 fale com a gente!